Pular navegação

Práticas indianas

Mantras, sons que embalam a noite
No antigo idioma da Índia, o sânscrito, a palavra mantra significa “liberação da mente”. Na prática, são sons, frases ou versos sagrados repetidos muitas vezes, o que tem um efeito relaxante. Criados há séculos por mestres espirituais que conheciam o efeito de cada vibração sonora no corpo, os mantras servem para dissolver pensamentos que causam raiva, medo, angústia, dúvida, desconforto, dor, insatisfação.

Alguns mantras podem ser valiosos aliados no combate à insônia, influindo positivamente na qualidade do sono. “Quem sofre de insônia tem tendência a querer controlar demais a vida, e os mantras ajudam na entrega necessária à chegada do sono”, explica Hélder Carvalho, professor do Instituto de Yoga e Terapias Aurora, do Rio de Janeiro.

Eis alguns mantras para ajudar os insones a cair sem resistência nos braços de Morfeu, deus grego do sono. Eles devem ser repetidos muitas vezes, no mesmo ritmo, de preferência em voz baixa, como se fossem uma cantiga de ninar. Você pode escolher um por noite e entoá-lo quando já estiver deitado ou mesmo sentado. Todos apaziguam a mente.

OM: é o som primordial, o mais tradicional e conhecido de todos os mantras. Pronuncia-se “ommm”, “aummm” ou “ao mmm” (o som inicia-se mais aberto e termina anasalado, ressoando em toda a cabeça).

Shanti Patha, o mantra da paz:
“Sarve Shyan Swastir Bhavatu
Sarve Shyan Shanti Bhavatu
Sarve Shyan Poornam Bhavatu
Sarve Shyan Mangalan Bhavatu
Om Shanti Prema”
(Desejamos saúde a todos,
Desejamos paz a todos,
Desejamos perfeição a todos,
Desejamos felicidade a todos,
Deus é paz e amor.)

Ioga
Entre outros benefícios, os exercícios de ioga reequilibram o funcionamento das glândulas, incluindo a glândula pineal, responsável pela liberação do neuro-hormônio que induz ao sono. “A ioga promove a respiração correta, uma das formas mais eficientes de reduzir a ansiedade”, diz Márcia Silva De Luca, professora de ioga do Centro Integrado de Yoga Meditação e Ayurveda (Ciyma), de São Paulo. A seguir dois exercícios.

1- Inspirar e expirar
• Sentado ou deitado, inspire trazendo o ar até o abdômen. Ao mesmo tempo, mentalize que está absorvendo a energia positiva do Universo e as qualidades de um sono tranqüilo. Depois, expire, abaixando o abdômen, e imagine as preocupações e a insônia sendo eliminadas.

2 – Atenção aos pés
• Deite-se na cama de costas, região lombar apoiada no colchão, olhos fechados, respiração natural.
• Visualize seus pés e imagine que os deixa soltos, totalmente relaxados.
• Repita a visualização e a ordem de relaxamento com a musculatura das panturrilhas, suba até os joelhos e continue, relaxando todo o corpo, músculo por músculo, até chegar ao couro cabeludo. Se não dormir antes do final do exercício, pode ter certeza de que o sono virá logo, logo.

Atenção aos pés

Orientações da medicina chinesa

Automassagem
Uma das práticas mais simples da medicina chinesa com ótimos resultados contra a insônia é pressionar alguns pontos do tui na, um tipo de automassagem que ajuda a relaxar e restabelece o fluxo da energia vital em todo o corpo.

Veja os pontos sugeridos pela terapeuta Maria Mercati, diretora do Bodyharmonics Centre, da Inglaterra, e autora do livro Tui Na (ed. Manole). Para facilitar a chegada do sono, massageie os pontos (indicados nas figuras ao lado), nos dois braços e por cinco minutos, com o polegar. Faça isso já na cama, deitado, com as costas apoiadas, se possível ouvindo uma música suave.

1. C7, na base do punho, ideal para mente cansada, ansiedade, sono leve e depressão.
2. PE6, no antebraço, entre os dois grandes tendões, tem efeito relaxante para o físico e para o mental.

Ritual do sono
Há mais de 2 mil anos a medicina chinesa já afirmava uma verdade que só recentemente os pesquisadores do Ocidente reconheceram: esquentar demais a cabeça causa desarmonia no corpo e insônia. Então, a atitude mais saudável é preocupar-se apenas com o necessário, estipular pausas para o lazer e a vida social e respeitar muito os próprios limites, necessidades e vontades. Esses são os melhores remédios para uma noite (e uma vida) de qualidade.

Além disso, o médico acupunturista Jou El Jia, presidente da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, em São Paulo, sugere uma série de atitudes antiinsônia para afastar preocupações habituais e garantir uma noite de sono tranqüilo.

• Primeiro, tome um banho morno à meia-luz, ao som de música suave.
• Sem pressa, saboreie um chá de melissa, valeriana, camomila ou cidreira. (Se for de ervas frescas, ferva-as por três minutos, deixe na infusão por mais três minutos e sirva morno ou quente. Se for de ervas secas, siga as instruções da embalagem.) Depois de beber o chá, sente-se na cama, feche os olhos e concentre os pensamentos em fatos agradáveis. Quando sentir-se relaxado, deite-se e preste atenção na respiração. Isso evita que as preocupações voltem à mente.

Origem: bons fluídos

One Comment

  1. Adorei as dicas, apesar de ser uma pessoa tranquila e alto astral as vezes o sono tende a ficar escondido em nosso inconsciente. Paz e luz a todos vocês! Parabéns pelas informações divulgadas. ” O ser humano não tem noção do potencial de sua mente. “


Deixe um comentário